Fome ou vontade de comer?

Você come porque está com fome ou porque está com vontade de comer? De fato, é muito comum entendermos a comida não somente como a fonte de nossas necessidades nutricionais, mas também como uma fonte de satisfação emocional. É claro que comer é prazeroso, mas muitas pessoas acabam não conseguindo ter controle sobre o próprio apetite. Muitas vezes cometem excessos alimentares e depois se sentem culpadas. É o seu caso? Algumas coisas podem ajudar você:

  1. Quando a vontade de comer vier, pergunte a você mesmo se realmente está com fome ou se o que está sentindo é ansiedade, irritação, frustração, etc e que você acha que não vai suportar e, por isso, acha que precisa comer.
  2. Identifique as diferenças entre fome e vontade de comer: a fome vai aumentando aos poucos, ocorre de 3 a 5 horas após uma refeição, pode ser temporariamente compensada bebendo-se água, não é seletiva (come-se o que tiver), após comer há saciedade. A vontade de comer vem de repente, ocorre em horas aleatórias, ainda persiste após bebermos água, é seletiva (vontade de comer doces, algo específico), persiste depois que se come bastante, traz sensação de culpa.
  3. Se identificar que não é fome, permita-se sentir a emoção que está levando você a desejar comer, sem mascará-la comendo. Pode ser que seja desagradável sentir esta emoção, mas ela só irá embora quando você entrar em contato com ela e experimentá-la.
  4. Uma vez tendo identificado um sentimento desagradável, procure pensar no porquê está se sentindo assim: “Por que estou me sentindo _______ (ansioso (a), irritado (a), frustrado (a)?”, e comece a pensar em possíveis soluções para isto que não seja o comer: “O que posso fazer para tentar resolver o que está me deixando assim?”. Se não está no seu controle resolver alguma situação, aceite suas próprias limitações.
  5. Evite regimes rigorosos. A privação aumenta as chances de um episódio de compulsão.
  6. Tome água durante as refeições e principalmente quando der vontade de “beliscar” neste período.
  7. Quando estiver comendo no horário de uma refeição, preste atenção no que está comendo e no sabor dos alimentos, em vez de prestar atenção na TV, nos emails, ou em qualquer outra coisa. Quando estamos prestando atenção em outras coisas tendemos a comer mais do que necessitamos.
  8. Ainda durante a refeição, atente para a sua fome e a real saciedade dela a fim de parar de comer quando a fome cessar, e não quando a vontade de comer estiver terminado.
  9. Se sentir que está perdendo o controle sobre sua vontade de comer frequentemente e isto tem trazido prejuízos físicos e emocionais para você, considere buscar a ajuda de um psicólogo.

Escrito por Thais Souza, psicóloga clínica e pós-graduada em aconselhamento familiar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *